Pular para o conteúdo principal

O que é patch panel e para que serve?

O que é patch panel e para que serve?
Os pacth panels são utilizados para organizar os cabos, e possibilitam uma fácil identificação dos pontos de rede no rack. Eles são utilizados para fazer a conexão entre o cabeamento que sai do rack e chegam às tomadas (cabeamento horizontal) ou em outro patch panel interligando outro rack (cabeamento vertical). Isso permite que a mudança de um determinado usuário seja feita fisicamente no  Rack sem a necessidade de alterar o cabeamento horizontal. Os patch panels são dimensionados pelo número de portas de 24, 48 e 96 portas RJ45. A quantidade de patch panels assim como o número de portas depende do número de pontos de rede. Você irá ligar todos os cabos na parte traseira do patch panel. Na parte da frente você vai ligar cada porta, utilizando patch cords (cordões de manobra), as portas do switch, roteadores, dessa forma ativando os pontos que você deseja utilizar. Uma questão muito importante é você identificar os cabos para não haver problemas …

O que é patch panel e para que serve?

O que é patch panel e para que serve?


Os pacth panels são utilizados para organizar os cabos, e possibilitam uma fácil identificação dos pontos de rede no rack. Eles são utilizados para fazer a conexão entre o cabeamento que sai do rack e chegam às tomadas (cabeamento horizontal) ou em outro patch panel interligando outro rack (cabeamento vertical). Isso permite que a mudança de um determinado usuário seja feita fisicamente no  Rack sem a necessidade de alterar o cabeamento horizontal.
Os patch panels são dimensionados pelo número de portas de 24, 48 e 96 portas RJ45. A quantidade de patch panels assim como o número de portas depende do número de pontos de rede. Você irá ligar todos os cabos na parte traseira do patch panel. Na parte da frente você vai ligar cada porta, utilizando patch cords (cordões de manobra), as portas do switch, roteadores, dessa forma ativando os pontos que você deseja utilizar.
Uma questão muito importante é você identificar os cabos para não haver problemas do tipo “E agora? Qual porta do patch panel corresponde a esse ponto que desejo ativar/desativar?”. Isso ajuda a prevenir queima de portas do switch, pois você vai “manobrar” apenas os cabos no patch panel. A parte traseira do patch panel corresponde a uma porta da parte da frente do painel.
Sempre que possível recomendamos a utilização do patch panel, pois algumas pessoas utilizam conectores RJ 45 macho nas extremidades de seus cabos. Isto pode resultar em uma grande confusão e bagunça quando você tentar mudar alguma coisa no futuro, ou precisar de uma manutenção, uma vez em que os cabos ficarão soltos ou pendurados, seus equipamentos terão uma maior probabilidade de serem danificados do que em uma rede corretamente estruturada.

Por quê utilizar patch panel em sua rede estruturada ?


Um patch panel separa o cabeamento da sua rede do seu equipamento de rede. Cada série de cabo que vai ao longo da casa, escritório ou edifício da sua rede é crimpado na parte de trás do painel de ligações. Esta é a função da área de crimpagem do patch panel.

Ao invés de portas RJ45, este lado é equipado com os terminações para crimpagem dos cabos UTP e codificação de cores para T568A e T568B. Há também símbolos de verificação independente de testes para UL e 3P. Para fazer esta crimpagem é utilizada a Ferramenta de Impacto, ou a Alicate de Inserção IDC .
Cada terminação da parte traseira do patch panel corresponde a uma porta na parte da frente do painel. São utilizados Patch Cords para conectar as portas na frente do patch panel (ou painéis) no seu equipamento de rede (como switches, hubs e roteadores).
Algumas pessoas não utilizam um patch panel em sua rede, colocando conectores RJ 45 nas extremidades de seus cabos e colocando-os diretamente em seus equipamentos de rede. Isto pode ser feito quando um orçamento é especialmente apertado, mas é algo a evitar, se possível, uma vez que pode resultar em uma grande confusão e bagunça quando você tenta mudar alguma coisa no futuro, uma vez que resulta em cabos soltos pendurado para fora da parede ou teto, além de seus equipamentos ficarem mais sujeitos as constantes mudanças, tendo a grande probabilidade de serem danificados com mais facilidade que em uma rede corretamente estruturada.

Para quê Serve um Patch Panel?

O Patch Panel ajuda você a evitar de queimar portas do switch, já que você não precisará mais ficar ligando e desligando os cabos do Switch, tudo você fará no Patch Panel.
Patch Cord: Cabo de rede do PC para o Switch. Patch Cable: Cabo para ligar equipamentos iguais (HUB – HUB, por exemplo). Esse cabo usa o padrão Crossover.


Solicite orçamento de preços de patch Panel aqui na S4T.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Norma NR 20 Armário para Combustíveis e Inflamáveis

Norma NR 20 Armário para Combustíveis e Inflamáveis

Caso sua empresa armazene líquidos combustíveis ou inflamáveis é importante saber que existe Norma Regulamentadora para proteção dos trabalhadores. A Normas ditam os parâmetros certos numa empresa,evitando assim acidentes de trabalho e promovendo saúde ao trabalhador.




Nossos Armários Corta Fogo foram desenvolvidos para tender a NR 20. Segue seu texto completo abaixo.

Portaria SIT 219/2011 – Constitui Grupo de Trabalho Tripartite desta NR.

A Portaria SIT Nº 308/2012 entrou em vigor na data de sua publicação(06/03/2012).



Conheça aqui nossos Armários Corta-Fogo que segue norma NR20 para proteger a empresa e seus funcionários contra acidentes.
SUMÁRIO

20.1 Introdução
20.2 Abrangência
20.3 Definições
20.4 Classificação das Instalações
20.5 Projeto da Instalação
20.6 Segurança na Construção e Montagem
20.7 Segurança Operacional
20.8 Manutenção e Inspeção das Instalações
20.9 Inspeção em Segurança e Saúde no Ambiente de Trabalho
20.10 Análise de Riscos
20.…

Dicas para estruturar uma sala de servidores

Dicas para estruturar uma sala de servidores



Os servidores são o coração da sua rede corporativa, é por eles que trafegam todos os dados, informações e inteligência competitiva da sua empresa, por isso é importante que você tenha alguns cuidados na hora de estruturar uma sala com servidores, o seu centro de dados.

Conheça nossos racks para servidor que possuem medidor de temperatura

Neste artigo explicaremos como estruturar um sala com servidores e tentaremos passar algumas dicas caso não tenha ideia por onde começar.

Criar um ambiente em que as máquinas estejam bem-acondicionadas e a equipe de TI possa trabalhar sempre que necessário é a premissa básica para manter sua sala de servidores protegida de danos materiais ou virtuais, no caso de uma invasão, por exemplo.

Abaixo segue um passo a passo para estruturar a sua sala de servidores de maneira profissional, segura e acessível:

Defina a sala
O ambiente em que serão alocados os servidores deve ter o tamanho adequado para todos os equi…